<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d2513010182742623655\x26blogName\x3dGatinha+na+Cozinha\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://gatinhadadivosa.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://gatinhadadivosa.blogspot.com/\x26vt\x3d126989999454430577', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
domingo, 2 de março de 2008


Dos filmes que ja assisti este é um favorito (ele é uma biografia da atriz e foi exibida também como uma peça de teatro)...... e como o evento fala de livros e filmes, nada melhor do que uma tipica comida grega!!!!!!!











Ano passado fui a um restaurante grego com o maridão... adorei! as danças, quebrar os pratos no final do jantar... e em especial do prato que experimentei : Moussaka.
Achei a receita e resolvi fazer ja que iamos ter visitas... ( acho que daqui ate o final do mês teremos varias visitas, pois todos irão querer se despedir do maridão...)
é trabalhosa, adaptei alguns ingredientes, mas valeu a pena!!!!



Moussaka:

Ingredientes (para 6 pessoas)

1 kg berinjelas
2 cebolas picadas
750g carne de cordeiro moída (usei de boi)
2 cc canela em pó
1 cc pimenta da jamaica ou pimenta síria em pó (não coloquei)
1 cs páprica doce (opcional)
2 cc páprica picante (opcional)
1/2 cc cravo moído (opcional)
250 ml vinho tinto
750 g tomates pelati
1 cs mel
4 cs salsa picada
1 cs orégano seco
500 ml leite integral
125 g ricota fresca
100 g queijo feta (usei um queijo mineiro chamado patinho)
3 ovos inteiros
3 gemas
¼ cc noz moscada ralada na hora
60 g farinha de rosca ou farelo de pão
60 g parmesão ralado fino na hora

Modo de Preparo

Corte a berinjela em fatias de 5mm, coloque sobre uma grade, ou coador, salpique sal e deixe que liberem água por cerca de 45 minutos.
Em uma panela, refogue a cebola em azeite até que murchem. Aumente o fogo e junte a carne, a canela, a pimenta síria, as pápricas, o cravo, sal e pimenta. Refogue até ficar dourada e adicione o vinho. Quando este parar de exalar cheiro de álcool, junte os tomates, o orégano e a salsa. Abaixe o fogo e deixe cozinhar até que a carne fique macia e o molho bem espesso (cerca de 40 minutos).
Faça então o creme. Comece batendo no liqüidificador o leite, o feta e a ricota. Junte os ovos, as gemas e a noz moscada, e bata até a mistura ficar homogênea. Passe a misture para uma tigela de inox e cozinhe em banho maria (sem que a tigela encoste na água da panela de baixo) mexendo sempre com um fouet (batedor) até que o creme fique espesso. Reserve.
Lave as berinjelas e seque-as bem com um pano. Cubra o fundo de uma frigideira com azeite, frite as berinjelas por 1 minuto de cada lado e escorra sobre papel absorvente.
Pré-aqueça o forno a 180 graus e comece a montar a moussaka. Unte uma travessa refratária de vidro, ou cerâmica com azeite e disponha uma camada de berinjelas, seguindo-a com o molho de carne. Depois que terminar as camadas de carne e berinjela espalhe uma camada espessa do creme e cubra com a mistura da farinha de rosca e queijo parmesão.
Leve ao forno por cerca de 1 hora até que o topo esteja bem dourado e crocante.
Dica
Pode-se também fazer as fatias berinjelas no forno. Pode ser mais light, mas demora um pouquinho mais também.

Marcadores: ,



Por Dani às 11:51|