<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d2513010182742623655\x26blogName\x3dGatinha+na+Cozinha\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://gatinhadadivosa.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://gatinhadadivosa.blogspot.com/\x26vt\x3d-7887534733497332017', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sexta-feira, 22 de agosto de 2008












Ha algum tempo vi esta receita em alguns blogs e tive vontade de experimentar...
Como hoje vamos a Austria buscar a cachorrinha que compramos... (ela veio da Hungria, mas estará numa exposiçao na Austria) pensei em fazer este pão para leva-lo para viagem ( afinal em 5 horas de viagem é sempre bom ter algo para "beliscar".)
Comecei a empreitada ontem e fiz tudo direitinho .... não é que deu certo!?
Ficou delicioso! além de muito bonito!!!
Peguei a receita nos sites da Cris e o Pão, Bolos e Cia (ele colocou um video bem explicativo...)

Pão rústico
3 xícaras de farinha de trigo (430gr)
1½ xícara de água(345g)
¼ colher (chá) de fermento biológico instantâneo para pão (1g) fermento seco (só 1g!) ou 5g de fermento padeiro fresco
1¼ colher (chá) de sal (na próxima vez usarei 1½ colher)(10g)

- Fubá, farinha ou farinha integral para polvilhar ( fiz com o trigo normal mesmo pois era o que tinha aqui...)
- Panela de ferro, vidro ou cerâmica com tampa (indicação da receita, ainda não tentei em forma de pão, algumas pessoas assaram em pedra de pizza) ( fiz em pirex de vidro com tampa)

Misture os ingredientes secos em uma tigela média. Adicione água e incorpore com a mão ou espátula por 30 segundos a 1 minuto. A massa fica meio mole, não precisa acrescentar mais farinha. Cubra a tigela com filme plástico ou tampa e deixe descansar por 12 a 18 horas Após 12 a 18 horas... A massa estará cheia de bolhas. Retire-a da tigela e sobre uma superfície enfarinhada, dobre-a como um envelope, não amasse, deixe descansar por 15 minutos coberta com filme plástico. Depois de 15 minutos... Polvilhe um pano de prato (de algodão, não serve toalha felpuda) com fubá ou farinha, faça uma bola com a massa e coloque-a com o lado das dobras para baixo sobre o pano, polvilhe fubá ou farinha. Cubra com o próprio pano de prato e deixe crescer de 1 a 2 horas em temperatura ambiente ou até dobrar de tamanho.Cerca de meia hora antes de colocar o pão para assar , pré-aqueça o forno a 220-250°C e deixe a panela de ferro, vidro ou cerâmica aquecendo. Quando a massa estiver pronta, tire cuidadosamente a panela do forno e coloque a massa. Tampe e asse por meia hora. Destampe e asse mais 15 minutos, até dourar.

Marcadores:



Por Dani às 06:35|